Espanha nacionaliza<br><i>Bankia</i>
O governo espanhol anunciou, dia 9, a decisão de colocar o Bankia, o quarto maior banco do país, sob o controlo do Estado, transformando em acções as ajudas estatais já atribuídas, no valor de 4,5 mil milhões de euros.
Deste modo, o Estado fica na posse de 100 por cento da holding BFA, e por sua via, de 43 por cento do Bankia, cujo valor em bolsa é de apenas 3740 milhões de euros. Em comunicado, o executivo de Madrid explicou que «a entrada no capital constitui um primeiro passo para garantir a solvabilidade, a tranquilidade dos clientes e dissipar as dúvidas dos mercados sobre as necessidades de capital da entidade».
A imprensa adiantou entretanto que o grupo BFA precisará entre sete a dez mil milhões de euros suplementares para cobrir os riscos de 32 mil milhões de activos tóxicos que detém.
Ao todo, calcula-se que o sector bancário espanhol é detentor de 182 mil milhões de euros de activos imobiliários tóxicos, ou seja incobráveis, montante que dificilmente o Estado espanhol conseguirá cobrir sem ajuda externa.